"A Mãe Que Chovia"
Texto de José Luís Peixoto, Ilustrações de Daniel Silvestre da Silva.
Trata-se do primeiro livro de literatura infantil do autor, editado pela Quetzal. Já existe um exemplar na Biblioteca. Quem vai ser o primeiro a ler o livro?
Letras nos Atacadores
Texto de Cristina Falcón Maldonado e ilustração de Marina Marcolin
Sinopse: Flor é a mais corajosa e mais velha de sete irmãos. Não é por ela, todavia, que conhecemos a sua história, mas pela voz de outra das crianças lá de casa, cujo nome jamais nos é revelado, que a observa meticulosamente no seu quotidiano, com carinho, ternura e muita curiosidade. Flor gosta de letras, de livros e dos seus sapatos, os únicos que tem, e que calça com todo o cuidado para ir à escola – lugar que procura e onde se sente bem, por ser aí que descobre cada vez mais letras, essas “contadoras de coisas”.
O narrador, para quem as letras são ainda desenhos difíceis de decifrar, prefere o recreio, as bolachas e o lanche, olhando com grande perplexidade para a decisão de Flor de, quando crescer, ser como a mãe: professora.
“Letras nos atacadores” é uma narrativa que recupera o fascínio primevo pelo prazer da leitura e pela imagem do educador, mas também um retrato sensível e realista de uma família em tempos de indigência.
O texto da contista Cristina Falcón Maldonado, que atenta de forma muito emotiva a estes pormenores (pelas figuras maternas da avó, com quem vivem os irmãos, e da mãe, professora, que trabalha longe dos filhos), coaduna-se com as ilustrações de cores outonais e singelas, em tons sépia, como se iluminadas a vela, de Marina Marcolin.
As gravuras em carvão e aguarela evocam a intemporalidade do tema, aqui representado pela natureza esfumada, a candura da vivência familiar e as linhas do caderno e da letra.
Um belíssimo livro que é uma memória do eterno encanto pela história que nasce através da leitura, e que faz dar corda ao fio do atacador do sapato com que se corre para a escola, para conhecer cada vez mais dessas letras com que se pode ler, escrever e imaginar.
Aprende e Diverte-te nos teus tempos livres!
Todas as atividades estão estruturadas de acordo com as diferentes áreas de conhecimento contempladas no programa do 4º ano do ensino básico: Língua Portuguesa/ Inglês/ Matemática/ Estudo do Meio/ Expressão Plástica/ Formação Cívica/ Leitura e Compreensão. Os exercícios deste livro ajudam, de forma clara e agradável, a consolidar a aprendizagem dos conteúdos já adquiridos. A revisão das matérias ajudará a enfrentar com mais segurança o ano escolar!
A Crise explicada às crianças
Texto de João Miguel Tavares e ilustração de Nuno Saraiva
Este trabalho de João Miguel Tavares e Nuno Saraiva tem como objetivo encontrar uma forma das nossa crianças perceberem o que é isto da crise que se ouve falar a toda a hora e em todos os locais.
Numa altura em que só se fala em crise, crise e mais crise, quem explica às crianças o que é essa coisa que a todos nos aflige? Este livro explica. E explica de acordo com a ideologia favorita de cada leitor: se prefere as justificações defendidas pela esquerda começa a ler o livro por um lado, se prefere as justificações defendidas pela direita começa a ler o livro por outro.
Os protagonistas são os mesmos dos dois lados – um urso gordo (o défice) e um enxame de abelhas furiosas (os mercados) –, mas as explicações para o estado a que o país chegou mudam bastante consoante o ponto de vista favorito do leitor e o sentido da sua leitura.